APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES

  • Cimara Apostólico Campos Salles

Resumo

As empresas entendem o capital humano como diferencial competitivo na busca por práticas mais satisfatórias, por essa razão promovem treinamentos cujo foco principal é capacitar os indivíduos para desempenho com qualidade. Este artigo pretende discutir acerca da importância da gestão do conhecimento na aprendizagem organizacional. Para esse fim, foram feitas análises com base qualitativa analítica de caráter documental e bibliográfico. Como os indivíduos são complexos: agem e reagem de maneira diferente na apreensão das informações, são necessárias estratégias diversificadas que considerem o indivíduo, o meio e as circunstâncias, além disso, é imprescindível a realização de diagnóstico preciso e refinado por meio da experiência dos orientadores dos treinamentos. A gestão do conhecimento é o diferencial nas organizações, todavia, apesar de diversas pesquisas acerca desse assunto, ainda pode-se considerá-lo incipiente, uma vez que os estudos apenas apontam na direção do que se deve alcançar, mas cujo alvo ainda está bastante distante. 

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Mestre em Comunicação e Semiótica. Graduada em Letras e Pedagogia. Possui Especialização em Docência do Ensino Superior e Língua Inglesa e MBA em Gestão Empresarial. Leciona na Faculdade Campos Salles nos cursos de Pedagogia e Administração. Também atua na Prefeitura de São Paulo como professora de Educação Infantil e Fundamental 1 e no Governo do Estado de São Paulo na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura

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Publicado
2015-12-29
Como Citar
APOSTÓLICO, Cimara. APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n. 16, p. 294-314, dec. 2015. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/299>. Acesso em: 01 oct. 2023. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v2i16.299.

Palavras-chave

organização, indivíduos, gestão do conhecimento, treinamento