Acesso a coleções de dados usando LINQ

  • João Alexandre Magri

Resumo

O LINQ (Language INtegrated Query)   é um conjunto de extensões introduzido pela Microsoft no .NET Framework  3.5  e nas novas versões da linguagens  Visual  C#  e Visual Basic que tem como objetivo unificar o modelo de acesso à dados armazenados na memória principal de um  computador  ou em um repositório de dados externo  como um banco de dados ou arquivos XML. Sua sintaxe é equivalente à sintaxe da linguagem SQL usada na comunicação com um sistema gerenciador de banco de dados.Usando o LINQ não é necessário escrever comandos expressos na linguagem SQL embutidos no  código de acesso à dados escrito em  Visual C# ou Visual  Basic, isto é, pode-se escrever o código de acesso a dados diretamente em Visual C# ou Visual  Basic. Além disso, os dados não precisam estar armazenados somente em um banco de dados. O processamento de uma coleção de dados exige o uso de estruturas de repetição e de comparação para separar os itens que atendam a uma determinada condição de seleção. Este tipo de programação é chamado de programação imperativa porque especifica as ações que devem ser executadas para produzir determinado resultado. Usando LINQ o programador deve especificar somente as condições que os itens de determinada coleção devem atender para serem selecionados, isto é, usa-se a programação declarativa.  Neste tipo de programação não se especifica como obter o resultado o compilador C# gera todo o código que implementa a declaração automaticamente diminuindo sensivelmente a complexidade do código escrito pelo programador.

##submission.authorBiography##

João Alexandre Magri

Mestre em Engenharia.  Professor e Coordenador do curso de Sistemas de Informação da FICS onde, desde o primeiro semestre de 2012, compõe a Gupo de Pesquisa – Oficina de Artigos e Inicialção Científica das Faculdades Integradas Campos Salles – FICS. www.campossalles.edu.br

Publicado
2012-07-19
Como Citar
MAGRI, João Alexandre. Acesso a coleções de dados usando LINQ. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 9, p. 157-166, july 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/33>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i9.33.