Semântica, lexicometria e representação do conhecimento: congruências e aplicações ao ensino de língua materna

  • Elizabete Damasceno

Resumo

Os instrumentos de tratamento informatizado de dados textuais abrem novas perspectivas para os métodos de análises de dados qualitativos. Este documento discute as operações para a reorganização formal  das  sequências  textuais e das análises estatísticas aliadas à análise de conteúdo, lexicometria  e à Semântica para  estudar o vocabulário de um corpus de textos, com aplicações ao ensino de línguas.

 

##submission.authorBiography##

Elizabete Damasceno

Professora Doutora de Língua Portuguesa, Prof . Pesquisador da FICS,  onde desde o primeiro semestre de 2012 compõe a grupo de pesquisa – oficina de artigos e Inicialção Científica das Faculdades Integradas Campos Salles – FICS. www.campossalles.edu.br

Publicado
2012-07-19
Como Citar
DAMASCENO, Elizabete. Semântica, lexicometria e representação do conhecimento: congruências e aplicações ao ensino de língua materna. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 9, p. 131-147, july 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/35>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i9.35.

Palavras-chave

lexicometria; análise de conteúdo; semântica e ensino de línguas