Editorial

  • Mônica Maria Martins de Souza

Resumo

A Augusto Guzzo Revista Acadêmica das Faculdades Integradas “Campos Salles” – FICS, que nasceu em 2000, foi o resultado do árduo trabalho de pesquisa que se estruturou com o incentivo, cobrança e desejo da então Presidente da Mantenedora, Profa. Jacyra Guzzo do Carmo Curado. Após o último suspiro da sua criadora, como ela, a revista adormeceu, mas manteve-se viva, pois quatro anos depois, ainda preserva o seu status Qualis C.

Ela hibernou por quatro anos até despertar pelas cobranças dos avaliadores do INEP/MEC, por pesquisas do corpo docente e discente.

Diante da necessidade de melhorar a performance institucional, a coordenadora e o corpo docente e administrativo se comprometeram com a pesquisa e Iniciação Científica, comprovada no número 9 desta revista, finalizada no primeiro semestre de 2012.

A revista coroa de êxito o esforço coletivo dos profissionais do ensino desta Faculdade. Representa a vocação natural para a pesquisa e iniciação científica, que aqui sempre existiu, sem se dar conta deste fazer, pois, não era pensada como tal. Sempre esteve inserida na metodologia de ensino e presente no planejamento das aulas - no projeto integrador, multidisciplinar, que instiga aluno e professor a pesquisar, elaborar ideias e construir textos.

Esta produção semestralmente apresentada em forma de banners e exposta no hall da faculdade remonta o início dos cursos tecnológicos. A apresentação promove o desenvolvimento e a habilidade do aluno em se comunicar com o público interno e a comunidade do entorno.

Para operacionalizar a teoria na prática e construir a competência técnica, professores alunos organizam eventos semestrais com a participação de palestrantes internos e externos. Esse movimento trata da interface da diversidade e reflete sobre os temas multidisciplinares.

A oficina de artigos, embora sempre tenha se mantido viva informalmente, foi revitalizada pela coordenadora Monica Martins, no segundo bimestre de 2012, no formato oficial de Grupo Pesquisa, e Iniciação Científica. Os projetos integradores geram papers, artigos e relatos de pesquisa e são apresentados com os banners nos seminários semestrais por professores, alunos do colégio, do técnico, tecnológico, Graduação e Pós-Graduação. Os melhores trabalhos que se destacam neste evento são selecionados para a revista.

O projeto de pesquisa consolida, nesta instituição, o procedimento investigativo natural do ato de estudar. Os Seminários fortaleceram a nona revista gráfica, agora digitalizada, e o lançamento do primeiro número da Revista eletrônica no segundo semestre de 2012 dará muito mais visibilidade ao ato de pesquisa desta instituição. Ela contempla a engenharia do conhecimento e privilegia todas as áreas do ensino.

Paralelamente a essa produção, no mês de maio, a instituição realiza o Seminário Internacional: Filosofia e Educação – Fundamentos e políticas desde a década 90. Evento promovido pela FICS, Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente CEMOrOc/EDF/FEUSP e Instituto Interdisciplinar - IJI Universidade do Porto, organizado pelo Prof Dr. Jean Lauand, do Grupo de Pesquisa USP/FICS.


##submission.authorBiography##

Mônica Maria Martins de Souza
Publicado
2012-07-19
Como Citar
SOUZA, Mônica Maria Martins de. Editorial. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 9, p. 09, july 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/37>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i9.37.