Arquitetura Dirigida a Modelos (MDA): Utilizando Modelos no Desenvolvimento de Sistemas

  • João Alexandre Magri

Resumo

A rede de computadores, uma tecnologia com trinta anos de idade, esta promovendo um grande impacto nas pessoas e instituições incluindo o governo, negócios e educação. A internet, a intranet e a tecnologia emergente das redes de dispositivos móveis são exemplos de redes de computadores.

Elas permitem a implementação de sistemas distribuidos onde componentes localizados na rede podem comunicar e coordenar suas ações atraves da troca de mensagens. 0 objetivo básico dos sistemas distribuidos é o compartilhamento de periféricos, recursos (mecanismos de busca) e de informações (dados de um banco de dados distribuidos, vídeos, músicas etc.). Neste ambiente de processamento, os sistemas isolados e monoliticos estão sendo substituídos por sistemas compostos por elementos ativos ou passivos inseridos em uma nova rede de serviços.

A evolução deste ambiente de processamento provocou o surgimento de novas tecnologias de desenvolvimento de sistemas e de linguagens de programação. A evolução é tão rápida que sistemas em produção desenvolvidos há um ou dois anos tornam-se obsoletos devendo ser adaptados as novas tecnologias e até substituidos. O mesmo ocorre com as equipes de desenvolvimento que são obrigadas a atualizarem seus conhecimentos com a mesma velocidade.

A MDA (Arquitetura Dirigida a Modelos) é uma tecnologia desenvolvida pelo Ubject Management Group (OMG) que consiste em promover o desenvolvimento de sistemas a niveis mais altos de abstração de tal forma que os modelos desenvolvidos fiquem independentes da plataforma de implementação. A seguir estes modelos são transformados em modelos dependentes da plataforma de implementação usando-se padrões de projeto e frameworks. O trabalho de transformação de modelos é feito usando-se ferramentas de transformação de modelos e de geração de parte do código da aplicação.

Nestas condições não será necessario adaptar os sistemas em produção a novas tecnologias basta repetir a geração de modelos agora dependentes da nova plataforma.

##submission.authorBiography##

João Alexandre Magri

Mestre em Engenharia. Professor e Coordenador do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Publicado
2008-11-26
Como Citar
MAGRI, João Alexandre. Arquitetura Dirigida a Modelos (MDA): Utilizando Modelos no Desenvolvimento de Sistemas. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 8, p. 29-43, nov. 2008. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/42>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i8.42.