O Efeito Chicote e a Dinâmica de Cadeia de Suprimentos

  • Lino Sidney Gaviolli
  • Mauro Maia Laruccia

Resumo

Este ensaio pretende abordar as relações entre empresas numa cadeia de abastecimento. Adicionalmente, espera colaborar como um roteiro bibliográfico inicial visando a uma estruturação de conhecimento para futuros trabalhos. 0 artigo descreve como o bullwhip effect (ou efeito Forrester) influencia a cadeia de suprimento de bens de consumo. Mostra o processo dinâmico de abastecimento, desde fornecedor de matéria-prima até a venda de bens para o varejista, pas~ sando pelo fabricante (OEM) e distribuidores. O texto focaliza o empenho das empresas em tentar coordenar as ações na cadeia de suprimentos de modo que seus esforços estejam alinhados para um mesmo propósito e não mais como um vetor de resultante zero. Apresenta as bases do VMI e os resultados gerais obtidos por uma montadora de automóveis dentro da rede de peças de reposição para veículos nas oficinas de serviço.

Biografia do Autor

Lino Sidney Gaviolli
Pós-graduado em Administração de Negócios pelo Mackenzie, MBA profissionalizante pela FGV-Siemens, Mestre em Administração de Empresas, professor das Faculdades lntegradas "Campos Salles" e gerente de produção e logística da Siemens Ltda.
Mauro Maia Laruccia
Doutor em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração pela PUC-SP. Pesquisador e Professor da Universidade de Braz Cubas e das Faculdades Integradas "Campos Salles".
Publicado
2008-11-26
Como Citar
GAVIOLLI, Lino Sidney; LARUCCIA, Mauro Maia. O Efeito Chicote e a Dinâmica de Cadeia de Suprimentos. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 8, p. 44-57, nov. 2008. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/43>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i8.43.