O Benchmarking Corporativo: O Benchmarking Financeiro e a Gestão Estratégica das Empresas

  • Sidney Tozzini

Resumo

0 texto analisa as diferentes formas de benchmarking descrevendo o conjunto de parâmetros financeiros mais freqüentemente utilizados e seu alinhamento com o processo de Administração estratégica nas empresas. Benchmarking é o processo usado em Administração e, particularmente, em Administração Estratégica, no qual as empresas usam as empresas líderes, tanto do seu setor como fora dele, como modelos para desenvolver e aperfeiçoar suas práticas gerenciais. Além das estratégias em si, o processo de planejamento estratégico está freqüentemente sujeito a atividade de referência (benchmarking). As limitações da análise financeira tradicional por meio de índices tem incentivado a aplicação da análise por meio de múltiplos, com o uso do EVA (Economic Value Added) e do MVA (Market Value Added). 0 texto conclui indicando que o uso do EVA e do MVA pode se constituir no ponto de convergência do benchmarking financeiro e da Administração Estratégica, articulando os objetivos empresariais com as medidas de desempenho e incentivos financeiros que orientam as decisões gerenciais de modo a garantir a criação de valor para os acionistas e proporcionar as empresas um crescimento sustentável.

##submission.authorBiography##

Sidney Tozzini

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (EPUSP-1970), Mestrado em Administração de Empresas pela FGV-SP (EAESP/FGV-1979) e Dourotado no Programa Interunidades em Economia e Energia (EP/FEA/IEE/IF da USP - 2006). Possui curso de extensão em Economia Internacional de Harvard Business School, Harvard University, Mass., EUA(1998). Consultor da FIPE/FEA/USP. Professor do Curso de Administração das Faculdades Integradas "Campos Salles"

Publicado
2008-11-26
Como Citar
TOZZINI, Sidney. O Benchmarking Corporativo: O Benchmarking Financeiro e a Gestão Estratégica das Empresas. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 8, p. 64-76, nov. 2008. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/45>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i8.45.