As políticas educacionais: entendendo seu contexto*

  • Vania Lucia Lopes Bertier

Resumo

0 artigo analisa as recentes políticas educacionais como ideologias que associam, de forma simplista, o desenvolvimento do país a educação, obscurecendo suas vinculações com estratégias econômico-administrativas de redução do Estado, para além de suas conotações sociais ou pedagógicas. Focaliza em particular o sistema de progressão continuada, a cultura avaliativa e o papel desempenhado pelas agendas financiadoras internacionais, com destaque para as contradições observadas entre os discursos legais e as ações governamentais.

*O conteúdo deste artigo constitui-se numa síntese atualizada do capítulo II da Tese de Doutorado da autora, defendida em março de 2005 na Faculdade de Educácão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), intitulada: "A política educacional sob a ótica das representações".

##submission.authorBiography##

Vania Lucia Lopes Bertier

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Políticas de Educação e Sistemas Educativos. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo-USP - Administração Escolar. Licenciada em Pedagogia e Ciências Sociais - USP. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Publicado
2008-11-26
Como Citar
BERTIER, Vania Lucia Lopes. As políticas educacionais: entendendo seu contexto*. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 8, p. 77-87, nov. 2008. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/46>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i8.46.