Gestão do Meio Ambiente monitorada poir meio da Contabilidade baseada em atividades

  • Valério Vitor Bonelli
  • Antonio Robles Junior

Resumo

O objetivo do presente trabalho está fundamentado na necessidade da implantação de um sistema de apuração dos custos ambientais em uma organização, demonstrando a necessidade de uso dos relatórios como ferramenta aos gestores para acompanhamento do comportamento destes custos sempre visando a melhoria contínua e a excelência na qualidade total. O sistema de custos proposto toma por base a contabilidade por atividades, tendo em vista propiciar informações aos gestores e colaboradores, facilitando e motivando a tomada de decisões mais corretas dentro do atual ambiente, de um lado mais competitivo, porém de outro lado mais responsável com a preservação do meio ambiente. Propõe a definição de um Sistema de Informações Ambientais Gerenciais (SIAG) monitorado pela Controladoria da empresa.

Biografia do Autor

Valério Vitor Bonelli

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Pós-Graduado em Finanças. Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis

Antonio Robles Junior
Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor do curso de Mestrado da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Publicado
2005-10-28
Como Citar
BONELLI, Valério Vitor; JUNIOR, Antonio Robles. Gestão do Meio Ambiente monitorada poir meio da Contabilidade baseada em atividades. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 7, p. 61-73, oct. 2005. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/53>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i7.53.