Tempo - A 4a Dimensão

  • Celso Ribeiro Campos

Resumo

O tempo sempre despertou o interesse do homem. Desde a origem da civilização, o homem busca maneiras de medi,lo com exatidão cada vez mais apurada. Mas o que é o tempo? O que a ciência atual define como tempo? Existe diferença entre o tempo civil e o tempo que a ciência entende como grandeza? Este artigo aborda algumas dessas questões, procurando colocar a visão da ciência a respeito de certos enigmas que cercam a idéia de tempo. São abordados o tempo astronómico, o tempo legal e o tempo relativístico, bem como suas inter-relações. Também está inserido um breve histórico da construção do relógio. Por fim, por meio da teoria da relatividade, discute,se a idéia da dilatação do tempo e sua relação com as viagens para o passado e para o futuro.

##submission.authorBiography##

Celso Ribeiro Campos
Doutorando em Educação Matemática - UNESP. Mestre em Ensino da Matemática - PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Física-UNITAU. Engenheiro Mecânico- UNITAU. Professor da Uni Sant'Anna e das Faculdades Integradas "Campos Salles".
Publicado
2005-10-28
Como Citar
CAMPOS, Celso Ribeiro. Tempo - A 4a Dimensão. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 7, p. 74-78, oct. 2005. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/54>. Acesso em: 27 sep. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i7.54.