O Brasil da Economia Globalizada

  • Antônio Corrêa de Lacerda

Resumo

A globalização da economia, abrangendo a internacionalização da produção, o incremento do comércio e a absorção de tecnologia, é um processo que tem gerado discussões no âmbito acadêmico e empresarial, além de implicar novos desafios para os Estados Nacionais.

O movimento de internacionalização, impulsionado pela crescente desregulamentação das economias, a sofisticação dos mercados financeiros e os novos recursos das telecomunicações e da informática, criou o fator da intangibilidade da riqueza, fazendo com que os instrumentos tradicionais da política econômica (assim como o que ocorre com as teorias) se tornem insuficientes para influenciar significativamente a dinâmica do processo.

A reestruturação produtiva decorrente implica profundas transformações tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

O Brasil, nesse contexto, convive simultaneamente com o impacto das transformações de âmbito internacional e o processo de estabilização da economia. Ambos afetam significativamente o desempenho econômico e o complexo produtivo, implicando novos desafios para a política econômica e a atuação das empresas.

##submission.authorBiography##

Antônio Corrêa de Lacerda
Antônio Corrêa de Lacerda, economista, mestre em Economia Política e professor do Departamento de Economia da FEA/PUC-SP, é presidente do Conselho Federal de Economia, Vice-presidente da Sobeet - Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização e autor do livro "O Impacto da Globalização na Economia Brasileira" (Editora Contexto, 1998), co-autor de "Planejamento no Brasil II" (Perspectiva, 1999) e "Economia Brasileira" (Saraiva, 1999) e organizador de "(Des)emprego e Globalização: Avaliação e Perspectivas" (Educ, 1998). E-mail: lacerda@cofecon.org.br.
Publicado
2012-09-09
Como Citar
LACERDA, Antônio Corrêa de. O Brasil da Economia Globalizada. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-26, sep. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/59>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i1.59.