Marketing Ecológico

  • Roberto Cezar Datrino

Resumo

Atualmente, como as empresas devem ter uma grande responsabilidade com o meio ambiente, o marketing ecológico assume um importante papel dentro das organizações, ao determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados- alvos e atender às satisfações desejadas, de uma maneira mais eficaz e eficiente do que os concorrentes, preservando ou ampliando o bem estar dos consumidores e da sociedade.

O marketing ecológico ou ambiental tem objetivos de: desenvolver produtos que equilibrem necessidades dos consumidores, preço viável, exercer um impacto mínimo sobre o meio ambiente e projetar uma imagem de alta qualidade. A formação de coalizões com formadores de opiniões ambientais é uma estratégia chave do marketing ambiental eficaz, também podendo dar aos comerciantes apoio vital na abordagem dos interesses ambientais dos consumidores e prepará-los para desenvolver produtos mais verdes, com uma maior aceitação da sociedade.

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Roberto Cezar Datrino
Mestrando em Administração de Empresas pela Uni Sant'Ana. Pós-graduado em Administração de Materiais e Transportes pela USP/SP Graduado em Administração de Empresas e Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie/SP Professor das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implantação e Controle. São Paulo: Atlas, 1998.
MCCAHARTY, Jerome E., PERREAULT, Willian Jr. Marketing Essencial : Uma abordagem Gerencial e Global. São Paulo : Atlas, 1997
OTTMAN, Jacquelyn A. Marketing Verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.
Como Citar
DATRINO, Roberto Cezar. Marketing Ecológico. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 37-40, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/61>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i1.61.