A Missão Empresarial

  • Mauro Maia Laruccia

Resumo

Este artigo apresenta um referencial bibliográfico sobre a declaração da missão empresarial. Mostra que as empresas são como as pessoas, precisam de uma missão para a construção de sua identidade e o seu futuro. Discute que muitos entendem mal a natureza e a importância da missão, ou ainda, não a consideram, que talvez essa seja a razão principal do fracasso das empresas.

##submission.authorBiography##

Mauro Maia Laruccia
Doutorando em comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Mestre em Administração pela PUC/SP. Pós Graduado em Marketing- ESPM. Professor das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

1 ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Brasília: Soe. Bíblica do Brasil, 1969. p.7-62.
2 ABRAHAMS, Jeffrey. The Mission Statement Book: 301 Corporate Mission Statement From America's Top Companies. Ten Speed Press, 1995. p.32.
3 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília : Senado Federal/Centro Gráfico, 1988.
4 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro :Nova Fronteira, 1986. p.l141.
5 JORNADA nas Estrelas- O Filme (filme). Direção de Robert Twise, produção de Roddenberry, Gene, roteiro de Harold Livingston e história de Alan Dean Foster. CIC Vídeo Ltda/ Paramount Pictures Corporation, 1979.
6 DRUCKER, Peter. Management: Tasks, Responsabilities, Practices. New York: Harper & Row, 1973. p. 78.
7 KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle . 2.ed. São Paulo: Atlas, 1993.
8 BETHLEM, Agriola. Estratégia Empresarial : conceitos, processo e administração estratégica. São Paulo : Atlas, 1998. p.3 7 40.
9 GALBRAITH, Jay R. Organizando para Competir no Futuro. São Paulo : Makron Books, 1995. p.91-118.
10 KOTLER, Philip. M'à~keting. São Paulo : Atlas, 1989.
11 ABRAHAMS, Jeffrey. The Mission Statement Book : 301 Corporate Mission Statement From America's Top Companies. [S.l.] : Ten Speed Press, 1995. p.36.
12 SIMONS, R. Levers of Controle : How Managers Use Innovative Control Systems to Drive Strategic Renewal. Boston: Harvard Business School Press, 1995. p.l34.
13 SENGE, Peter. A Quinta Disciplina. São Paulo : Best Seller, 1990. Tradução de: The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization.
14 LEVITT, Theodore. Marketing Miopia. Harvard Business Review, Boston, Sept./Oct. 1975.
15 COBRA, M& Zwarg, A. Marketing de Serviços: Conceitos e Estratégias. São Paulo: Makron, 1987. p. 35
Como Citar
LARUCCIA, Mauro Maia. A Missão Empresarial. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 51-57, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/63>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i1.63.