Escola Pública: vítima de depredação e foco de violência: análise ética como mediação entre os agentes institucionais envolvidos

  • Pedro Augusto Hercks Menin

Resumo

Intervenção institucional em escola municipal na cidade de São Paulo, foco de violência e depredação, visando agenciar a participação do maior número de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a escola, com base nos conceitos teóricos desenvolvidos pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. Durante o período em que foi possível uma maior participação das pessoas no cotidiano escolar, estimulada por reuniões de grupos representativos da população institucional envolvida (pais, alunos, professores, funcionários, direção), verificou-se diminuição dos problemas de violência e depredação, bem como um maior zelo por parte de todos no que se refere aos cuidados com o patrimônio público, visto que todos tinham espaço para discutir e reivindicar seus interesses relativos à escola, de modo geral, discrepantes.

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Pedro Augusto Hercks Menin
Doutorando em Educação - USP/SP. Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação - PUC/SP. Pedagogo e Psicólogo - Unesp - Assis/SP. Professor das Faculdades Integradas "Campos Salles".

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Como Citar
MENIN, Pedro Augusto Hercks. Escola Pública: vítima de depredação e foco de violência: análise ética como mediação entre os agentes institucionais envolvidos. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 58-64, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/64>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i1.64.