Algumas indicações sobre o agir político em Maquiavel
Resumo
Maquiavel, além de ter sido um dos precursores do movimento filosófico moderno, igualmente foi um atento observador da forma de governo de seu tempo (monarquia), bem como um estudioso acerca da postura da liderança desse governo (príncipe). Basicamente, constatava um discurso na teoria com uma prática totalmente descompromissada de tal discurso, uma moral circunstancial. Além disso, analisava as situações específicas que ocorriam dentro dos principados e cidades, seja na relação entre as pessoas, seja a relação entre a pessoa e o governo vigente.
Referências
BIGNOTTO, N. Maquiavel. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
PINZANI, A. Maquiavel & O Príncipe, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2004.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.