AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

  • Laís Akemi Nishiyama

Resumo

O presente artigo pretende esclarecer à comunidade acadêmica o estudo e análise de legislações referentes à Avaliação Institucional de Cursos e Ensino Superior, tendo como base o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). O texto é estruturado a partir de um contexto social, económico e político que define a concepção educacional e a necessidade de se avaliar o sistema educacional brasileiro. À análise, seguem cinco ordens de pensamento: a primeira, explica o que é avaliação interna e externa; a segunda, comenta para quê avaliar; a terceira, esclarece o quê avaliar; a quarta, orienta como avaliar e, a quinta, considera quem se beneficia com a avaliação. O esclarecimento é detalhado também com comentários acerca dos indicadores de bom desempenho relatados no fórum Reflexivo da Universidade de Santa Catarina, em 1995 e 1996. Um comentário da comissão de professores sobre o conceito contraditório da avaliação e, uma tomada de posição a favor do ensinar a aprender dos alunos, constitui a parte conclusiva do artigo.

##submission.authorBiography##

Laís Akemi Nishiyama

Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas "Campos Salles"

Referências

SOUZA, Eda C.B. Machado -Avaliação de Disciplina - Curso de Especialização em avaliação à distância - V. 2 - Brasília, 1997.
___. Avaliação em Instituição Superior - Curso de Especialização em Avaliação a Distância - V. 6 - Brasília, 1998.
___. Técnicas e Instrumentos de Avaliação- Curso de Especialização em Avaliação à distância - V. 1 - Brasília, 1997.
PERRENOUD, Philippe- Avaliação- Porto Alegre: Artmed, 1999.
BICUDO, Maria Aparecida V.- Formação do Educador e Avaliação Educacional- UNESP, 1999.V.1 e 2
Avaliação Institucional-Proposta de Avaliação Institucional e Fórum Reflexivo do Projeto Pedagógico. UDESC, 1995 e 1996. (mimeog)
Avaliação Institucional- PAIUB, 1998 (mimeog.)
Revista da FDE- Sistemas de Avaliação Educacional- Idéias nº 30, 1998.
Como Citar
NISHIYAMA, Laís Akemi. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 47-56, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/72>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v2i1.72.