ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INFLUÊNCIAS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL IMPULSIONAM O REPENSAR DAS AÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Resumo
O presente estudo tem como foco explicitar algumas questões que se relacionam com os processos de alfabetização e letramento. Menciona a globalização, os aparatos tecnológicos e mudanças na estrutura de família, como aspectos que estão presentes na sociedade e, portanto, perpassam o ambiente educacional, influenciando as relações estabelecidas na escola, na sala de aula, constituindo um ambiente de relações complexas, o que exige do professor uma postura reflexiva, que respeite a diversidade cultural na busca de novas ações para sua atuação nos processos de aprendizagem dos alunos. Para tanto, esse trabalho estabelece diálogos com autores que tratam dessas temáticas; e se fundamenta com base metodológica na pesquisa bibliográfica.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GOMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
KRAMER, S.; ANDRÉ, M. E.D.A. Alfabetização: um estudo sobre professores das camadas populares. IN: LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª. Ed.- Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. – 2ª. Ed.- Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NOGUEIRA, C. M. M. NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. IN: Educação & Sociedade. Ano XXIII, nº 78, Abril/2002. Disponível em:
SOARES, M. alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. 2004. Disponível em:
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.