Os dois lados de uma profissão

  • José Carlos Marion
  • Márcia Carvalho dos Santos

Resumo

Em se tratando da profissão contábil, além de se ter emprego/trabalho praticamente garantido, as pesquisas mostram que a remuneração ou honorários são significativos, estando à frente de diversas outras profissões tidas como "nobres". De maneira geral, há uma tendência de redução dos empregos diretos na agropecuária e indústrias, setores estes que se caracterizaram como as melhores oportunidades no século que terminou. Fala-se que nos Estados Unidos, nos próximos dez anos, estes dois setores representarão não mais que dois por cento dos empregos daquela economia, ficando para o comércio e serviços o grande filão.

"Diante da atual situação econômica do país, de freqüentes oscilações, pode-se dizer que cresce a importância do profissional de contabilidade. Com base nos dados reais da empresa, o contador pode ser um parceiro importante nas decisões gerenciais". Afirma o presidente do CRC-São Paulo.

Hoje, espera-se que o contador esteja em constante evolução, além de uma série de atributos indispensáveis nas diversas especializações da profissão contábil. Não é mais possível sobreviver no momento atual com aquela postura de escriturador, "guarda-livros", despachante e atividades burocráticas.

Na verdade, o que desejamos é mostrar que não basta conhecer o perfil do profissional desejado pelo mercado, mas sim, buscar através de pesquisas alternativas que tais habilidades possam ser desenvolvidas durante a graduação, ou pelo menos parte delas.

Biografia do Autor

José Carlos Marion
Prof. Titular da Faculdade de Economia e Administração I USP
Márcia Carvalho dos Santos
Doutoranda em Controladoria - Faculdade de Economia e Administração I USP

Referências

ANDRADE, Ivan Dantas de. Fronteiras entre Circulante e Longo prazo. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, DF, ano 24, n. 123, maio/jun, 1995.
MONTALDO, Oscar. A realidade econômica internacional e a profissão contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, DF, ano 24, n. 92, mar/abr, 1995.
MUSSOLINI, Luiz Fernando. A função social da Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília, DF, ano 23, n. 89, nov/dez, 1994.
NASI, Antônio Carlos. A Contabilidade como instrumento de informação, decisão e controle da gestão. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, DF, ano 23, n. 77, abr/jun, 1994.
PEREZ, Antônio Castilla. A profissão contábil e o futuro. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, DF, ano 26, n. 103, jan/fev, 1997.
SÁ, Antônio Lopes de. História geral e das doutrinas da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.
Publicado
2012-09-10
Como Citar
MARION, José Carlos; SANTOS, Márcia Carvalho dos. Os dois lados de uma profissão. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 2, p. 12-19, sep. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/78>. Acesso em: 10 may 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i2.78.