UMA REVISÃO DE LITERATURA DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
SUAS DIFICULDADES E INOVAÇÕES
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da área de Recursos Humanos, suas dificuldades e inovações dentro das organizações, de acordo com os dados obtidos em pesquisas bibliográficas, livros e revistas eletrônicas, que tem por intuito identificar alternativas de estratégia para o crescimento das empresas. Para tanto o modelo teórico estudado se apresenta como ferramenta para miniminar as dificuldades que o RH enfrenta, em meio às constantes mudanças e inovação. Os resultados do esperado e que o colaborador realmente vista a camisa da empresa e juntos cresçam, pois assim os dois lados serão beneficiados.
Referências
ALMEIDA, M. I. R.; TEIXEIRA, M. L. M.; MARTINELLI, D. P. Por que administrar estrategicamente recursos humanos? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 33, n.2, p.12-24, mar./abr.1993. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rae/v33n2/a03v33n2.pdf>. Acesso em: 30 Maio. 2017
CAMPOS, D. C. de. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: LTC, 2016.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
DUTRA, J.S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências, e perspectivas. São Paulo : Atlas 2011.
DAVILA T. ESPSTEIN, M.J. E SHELTON, R. As regras da Inovação: Bookmam. 2008.
FLEURY, M. T. L. (org.). As pessoas na organização. 9 ed. São Paulo: Gente, 2002.
FISCHER, A. L. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
________. Gestão de pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo Atlas 2001.
________. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
GONÇALVES, M. M. S. Gestão de recursos humanos como um diferencial competitivo. . In: ECX CARD. Recursos Humanos: Coletânea de artigos, Livro II, Belo Horizonte: ECX Card, 2012.
IVANCEVICH, J. M. Gestão de recursos humanos. Porto Alegre: AMGH, 2011.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5-ed. -São Paulo : Atlas 2003.
LUZ, Ricardo. Gestão do Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2004
MEIRA, A. Gestão de pessoas e feedback: o desafio da liderança moderna. In: ECX CARD. Recursos Humanos: Coletânea de artigos, Livro II, Belo Horizonte: ECX Card, 2012.
REGATO, V. C. Psicologia nas organizações. 4. ed. – [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: LTC, 2016.
TIDD, J. BESSANT, J. PAVITT, K. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. West Sussex, UK: John Wiley & Sons, 2005.
RICARDO XAVIER. Gestão de Pessoas na Prática. São Paulo, 2006.
SOVIENSKI, F E STIGAR. Recursos Humanos x Gestão de pessoas. Revista cientifica de Administração. R . 2008.
UFTPR, Goiorê, 2011. Disponível em: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1215>. Acesso em: 01 de Junho 2017
ZANCHETTIN, V. O papel do departamento de recursos humanos no planejamento estratégico municipal. 2011. 48 p. Monografia (Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
https://www.portalcdr.com.br/colunasDetalhes.php?id=280. Acesso em 08 de setembro 2018. a
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.