O ANÁLISE DA ADOÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IATF 16949:2016 NO SEGUNDO NÍVEL DA CADEIA DE FORNECIMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA
Resumo
Com a publicação da nova revisão da norma IATF 16049:2016, o setor automotivo passa a exigir a implantação desta nova norma para no processo produtivo como forma de garantia do atendimento dos requisitos internacionais de qualidade para toda a sua cadeia de fornecimento. A implantação de um sistema de gestão da qualidade apropriado ao setor automotivo por meio da certificação com base na norma IATF 16949, passa não ser apenas uma opção para as organizações para obtenção de uma possível vantagem competitiva, mas passa a partir de agora ser uma obrigatoriedade de qualificação de toda a cadeia de fornecimento do setor automotivo. O presente artigo foi elaborado para evidenciar quais as vantagens e desvantagens da adoção do sistema de gestão da qualidade IATF 16949 no segundo nível da cadeia de fornecimento da indústria automobilística brasileira.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.