Auditoria Interna x Auditoria Externa
Resumo
O artigo abordou a relação de trabalho entre a Auditoria Interna e a Auditoria Externa, com objetivo principal de analisar se o auditor interno contribui no desenvolvimento do trabalho do auditor externo, demonstrando a importância das duas Auditorias, suas diferenças e principais características, contribuindo para que os estudantes de contabilidade e as empresas percebam como a integração da Auditoria Interna para com a Auditoria Externa traz benefícios no controle de processos, análise das demonstrações contábeis e na tomada de decisões administrativas. Para realizar esse artigo utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, referências eletrônicas e a pesquisa de campo com um questionário de quatorze questões para identificar a opinião das empresas e dos próprios auditores sobre a relação de trabalho entre ambas as Auditorias. No âmbito da pesquisa de campo percebeu-se que as empresas destacam a importância da Auditoria Interna e a Auditoria Externa e que a relação entre elas deve existir para que haja eficácia nos processos, porém cada auditoria deve se dedicar a cumprir seu objetivo, a Interna atendendo as necessidades da administração e controle interno, e a Externa certificando a veracidade dos fatos, auxiliando no controle de registros e validação das informações contábeis verificando se refletem a posição atual da entidade. Por fim, os resultados obtidos neste artigo mostraram que a existência de uma Auditoria não descarta a existência da outra, elas se complementam.
Referências
_______. Auditoria Conceitos e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 677 p.
BRASIL. Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976. Dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários. Disponível em:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas brasileiras de contabilidade. Resolução n° 1229, de 2009. Aprova aNBC TA 610: Utilização do trabalho de auditoria interna. Disponível em:
CREPALDI, Silvio Aparecido; CREPALDI, Guilherme Simões. Auditoria Contábil: teoria e prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 938 p.
FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 610 p.
LONGO, Claudio. Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações Financeiras. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 454 p.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.