Financiamento da seguridade social brasileira: uma história de conflitos
Resumo
O presente artigo aborda a fragilidade do esquema de financiamento da Seguridade Social (Assistência Social, Previdência e Saúde), principalmente, ao longo da década de 90. A análise empreendida aponta os principais momentos em que a "disputa" pelos recursos da Seguridade Social fragilizaram o conceito que lhe dá fundamento: aquele inspirado sob a idéia da universalidade. Particulam1ente, há uma discussão sobre a instabilidade do financiamento da área da saúde pública. O artigo está organizado em quatro partes: a primeira, trata do conteúdo da seguridade social, adotada na Constituição Federal de 1988; a segunda parte, diz respeito à relação entre a crise da previdência social e o financiamento da saúde; a terceira, refere-se, especificamente, a insuficiência do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); e por fim, a quarta parte, discute o comportamento dos recursos da Seguridade Social no ano de 1999. Ao final, o artigo chama a atenção para o fato de que as tensões entre as diversas áreas da Seguridade Social podem diminuir, desde que haja um crescimento econômico sustentado no País.Referências
NACIONAL DE ECONOMIA DA SAÚDE. Anais . ABRES - Associação Brasileira em Economia da Saúde. Salvador, 1999.
A Proteção Social no primeiro quartel do século XXI: brincando com cenários. ln: V ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA Anais. SEP Sociedade Brasileira de Economia Política. Fortaleza, 2000.
SALAMA, P. Do produtivo ao financeiro e do financeiro ao produtivo na Ásia e na América Latina. ln: Revista Sociedade Brasileira Economia Política. Rio de Janeiro, n. 6, p. 5-47, jun. 2000.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.