Financiamento da seguridade social brasileira: uma história de conflitos

  • Rosa Maria Marques
  • Áquilas Nogueira Mendes

Resumo

O presente artigo aborda a fragilidade do esquema de financiamento da Seguridade Social (Assistência Social, Previdência e Saúde), principalmente, ao longo da década de 90. A análise empreendida aponta os principais momentos em que a "disputa" pelos recursos da Seguridade Social fragilizaram o conceito que lhe dá fundamento: aquele inspirado sob a idéia da universalidade. Particulam1ente, há uma discussão sobre a instabilidade do financiamento da área da saúde pública. O artigo está organizado em quatro partes: a primeira, trata do conteúdo da seguridade social, adotada na Constituição Federal de 1988; a segunda parte, diz respeito à relação entre a crise da previdência social e o financiamento da saúde; a terceira, refere-se, especificamente, a insuficiência do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); e por fim, a quarta parte, discute o comportamento dos recursos da Seguridade Social no ano de 1999. Ao final, o artigo chama a atenção para o fato de que as tensões entre as diversas áreas da Seguridade Social podem diminuir, desde que haja um crescimento econômico sustentado no País.

Biografia do Autor

Rosa Maria Marques
Doutora em Economia. Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas das Faculdades Integradas "Campos Salles". Professora associada do Departamento de Economia da PUC/SP.
Áquilas Nogueira Mendes
Doutorando em Ciências Econômicas. Mestre em Relações Internacionais. Bacharel em Administração de Empresas. Professor do Curso de Ciências Econômicas das Faculdades Integradas "Campos Salles", da Faculdade de Economia da FAAP e técnico do CEPAM.

Referências

MARQUES, R. M.; MENDES, A N. Financiamento: a doença crônica da saúde pública brasileira. ln: V ENCONTRO
NACIONAL DE ECONOMIA DA SAÚDE. Anais . ABRES - Associação Brasileira em Economia da Saúde. Salvador, 1999.
A Proteção Social no primeiro quartel do século XXI: brincando com cenários. ln: V ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA Anais. SEP Sociedade Brasileira de Economia Política. Fortaleza, 2000.
SALAMA, P. Do produtivo ao financeiro e do financeiro ao produtivo na Ásia e na América Latina. ln: Revista Sociedade Brasileira Economia Política. Rio de Janeiro, n. 6, p. 5-47, jun. 2000.
Como Citar
MARQUES, Rosa Maria; MENDES, Áquilas Nogueira. Financiamento da seguridade social brasileira: uma história de conflitos. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 2, p. 53-61, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/82>. Acesso em: 10 may 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i2.82.