A Música como Estratégia de Aprendizagem na Sala de Recursos Multifuncionais
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o Atendimento Educacional Especializado ofertado na Sala de Recursos e o uso da Música como forma de aprendizagem. A música é considerada instrumento e aliada no processo de ensino aprendizagem. É preciso administrar inúmeras variáveis, como disponibilidade de recursos didáticos, a disciplina ou indisciplina da turma, a inserção da aprendizagem na rotina da escola e sua tradução em vivências significativas para o aluno e o professor. A música pode aprimorar o processo de ensino e aprendizagem por torná-lo prazeroso, pode proporcionar a intencionalidade e papel ativo da criança no ato de aprender, por aguçar a criatividade e sensibilidade infantil. Promove também o vínculo entre professor e aluno. O ambiente escolar deve, portanto, propiciar diversas linguagens artísticas como ferramenta psicopedagógica, principalmente na sala de recursos multifuncionais. Os especialistas em inclusão escolar devem aprimorar seus conhecimentos teóricos acerca da música para propor atividades tais que criem condições para que os alunos explorem as linguagens musicais, as interações sociais, e estimulem a criatividade e não a produtividade, tornando sólido e eficaz o processo ensino-aprendizagem.
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