Acerca da axiologia na educação

  • Luzia Batista de Oliveira Silva

Resumo

Conceitos novos em educação ou conceitos permanentes? Ética, Conflito, Emancipação, Logos, Natureza e Ampliação da Consciência: do senso comum ao senso crítico ou a "falta de senso" no ensino contemporâneo. Chama a atenção hoje, nas instituições escolares, a preocupação cada vez maior sobre a questão dos valores. Mas como falar de valores, quando não é o aluno que "ignora" a existência destes? Será que são os valores individuais e coletivos que funcionam como "valoração" das instituições? Falar de ética (ethos) é reconhecer o trono de ananke (deusa da necessidade) e de telos (finalidade), é buscar a verdadeira eudaimonia (felicidade) ou vocação da educação.

##submission.authorBiography##

Luzia Batista de Oliveira Silva
Doutora em Educação pela FE/USP. Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Professora das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

BADIA, Denis Domeneghetti. Imaginário e ação cultural. Londrina: UEL, 1999.
DURAND, Gilbert. I.:lmaginaire. Essai sur les sciences et la philosophie de l'image. Trad. José Carlos de Paula Carvalho - (para fins exclusivamente didáticos e de circulação interna, do grupo de Estudos: CICE - Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação) . Paris: Hatier, 1994 .
___. Campos do Imaginário. Trad. Maria João Batalha Reis e reunidos por Daniele Chauvin. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
___. A Imaginação Simbólica. Trad. Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Edições 70, 1995.
___. Mito, Símbolo e Mitodologia. Trad. Hélder Godinho e Vitor Jabouille. Lisboa: Presença, s/d.
___. Mito e Sociedade: a mitanálise e a sociologia das profundezas. Trad. Nuno Júdice. Lisboa: A Regra do Jogo, 1983.
DUVIGNAUD, J. Les ombres collectives. Paris: PUF, 1970.
HILLMAN, James. O código do ser: uma busca do caráter e da vocação pessoal. Trad. Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
JUNG. C. G. Ao encontro da sombra. O Potencial oculto do lado escuro da natureza humana. São Paulo: Cultrix, s/d.
MARCONDES CESAR, Constança. Papéis filosóficos. Londrina: UEL, 1998.
MATOS, Olgária. Filosofia a Polifonia da Razão. São Paulo: Scipione, 1997.
MELLONI, Rosa Maria. Psicanálise, Imagem e Imaginário. Revista do CICE - Centro de Estudos do lmaginário, Culturanálise de Grupos e Educação. São Paulo: Plêiade, 1999.
___. Monteiro Lobato: a saga imaginária de uma vida. São Paulo: Plêiade, 1988.
MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia: lições preliminares. Trad. Guilhermo de la Cruz Coronado. São Paulo: Mestre Jou, 1980.
OLIVEIRA SILVA, Luzia Batista de. Psicanálise, Poética e Epistemologia: uma contribuição de Gaston Bachelard. Londrina: UEL, 1999.
___. A Pedagogia do Imaginário em Gaston Bachelard. Revista Rej1exão(71), Campinas, 1998.
___. Complexo e Imaginação: A contribuição de Gaston Bachelard. Revista Ref1exão [no prelo]
PAULA CARVALHO, José Carlos de. Antropologia das Organizações e Educação: um ensaio holonômico. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
PAULA CARVALHO, José Carlos de. A Educação Fática: construção, vieses e projetividade. Revista de Educação FE/USP, 1994.
___. Imaginário e Mitodologia: hermenêutica dos símbolos e estórias de vida. Londrina: UEL, 1998.
___. Mitocrítica e Arte. Londrina: UEL, 1999.
___. Cultura da alma e mitanálise: imaginário, poesia e música. Londrina: UEL, 2000.
SCHILLER, Friedrich. Cartas sobre a educação estética da Humanidade. São Paulo: E.P.U., 1992.
SCHÜLER, Donaldo. Heráclito e seu (dis) curso. Porto Alegre: L&PM, 2000.
TEIXEIRA, M. C. S.; PORTO, M. do R. S.(org.). Imaginário, Cultura e Educação. São Paulo: Plêiade, 1999.
WINDELBAND, Wilhelm. Historia General de la Filosofia. 115 ed. Trad. Francisco Larroyo. México: El Ateneo, s/d.
Como Citar
SILVA, Luzia Batista de Oliveira. Acerca da axiologia na educação. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 2, p. 85-95, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/85>. Acesso em: 10 may 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i2.85.