Contabilidade de Custos Análise teórica para a relação volume versus custo de produção por análise de regressão
Resumo
Neste trabalho serão aplicadasas técnicas da análise de regressão na estimação do custo de produção (em “reais”) de posse dos dados da evolução mensal do volume de produção (em unidades).Após uma breve descrição do método, iremos obter as expressões para o cálculo das constantes e . Cabe consignar que a obtenção de tais constantes, aqui feita passo a passo, envolve o conhecimento de derivada parcial e, portanto, é raramente descrita na literatura. A seguir, é feita uma aplicação de todo um tratamento estatístico com o intuito de se estudar uma situação particular da Contabilidade de Custos, qual seja, na relação volume de produção (em unidades) e custo. A relevância destes cálculos é natural, na medida em que o gestor poderá, por exemplo, calcular o valor do custo quando o volume de produção for maior que os até então apresentados. Ou seja, fazer uma estimativa de custo que a empresa terá no futuro.
Referências
Disponível em:
LARSON, R.; FARBER, B., ESTATÍSTICA APLICADA – 4ª. Edição (2010).
LIMA, R. H. P. -Diagrama de Dispersão (Ferramenta da Qualidade): Teoria + Exemplo no Excel(2016).
Disponível em:
STEWART, J– CÁLCULO – Volume 2 – 6ª. edição (2016)
SÁ, S.Manual de Microsoft Excel, (2015).
Disponível em:
STARK, J. A.–CONTABILIDADE CUSTOS – São Paulo: Pearson Prentice Hall (2007).
SWEENEY, D. J.et. al.– ESTATÍSTICA APLICADA à administração e economia – 3ª. Edição (2015).
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.