Os Testes de Hipóteses da estatística no plano de salários e no controle de qualidade das empresas
Resumo
Neste trabalho serão aplicadas as técnicas da Estatística Inferencial em duas situações particulares, quais sejam, no plano de salários de uma empresa fictícia e na instalação de um novo sistema de injeção destinado a aumentar o desempenho de veículos SUVs. Particularmente, veremos aqui situações usuais dos testes de hipóteses executados nos trabalhos internos das empresas em geral. Inicialmente, usando pesquisa de mercado, poderemos avaliar se o salário médio dos contadores de uma determina da empresa é menor que a média salarial destes profissionais no Brasil. Uma outra aplicação do teste de hipóteses será dedicada ao estudo do consumo de combustível em veículos SUVs. Verificaremos se a instalação de um novo sistema de injeção realmente é melhor que o sistema anteriormente usado. O uso do EXCEL é aqui empregado no cálculo do zteste, valor-p entre outros parâmetros. Dessa forma, neste estudo, os dois tipos de testes de hipótese unicaudais serão aqui empregados no sentido de se determinar se uma dada hipótese deve ou não ser aceita ou rejeitada.
Referências
Disponível em:
LARSON, R.; FARBER, B., ESTATÍSTICA APLICADA – 4ª. Edição (2010).
MARTINS, M. E. GRAÇA, Análise de Dados, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa(2009).Disponível em:
NIBO– Guia carreiras e salários em contabilidade 2017 – (2017). e podem ser pesquisadas nos links disponíveis no seguinte endereço eletrônico, acessado em 30 de março de 2018:
QUATRO RODAS, Comparativo: qual SUV automático de R$ 85.000 tem melhor custo benefício (2019).
Disponível em:
SÁ, S.Manual de Microsoft Excel, (2015).
Disponível em:
SWEENEY, D. J.et. al.ESTATÍSTICA APLICADA à administração e economia – 3ª. Edição (2015).
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.